Em 2022, o Portal da Queixa registou um total de 192 346 reclamações na plataforma. No entanto, este foi também um ano em que, novamente, vimos várias marcas destacarem-se pela positiva no apoio prestado ao consumidor e a serem distinguidas com o selo Marca Recomendada. Este relatório faz uma extensa análise a todas as categorias da plataforma, identificando as marcas que, de acordo com a avaliação dos consumidores, são marcas destacadas e recomendadas para 2023.
Uma reflexão sobre a forma como as marcas se relacionam com os consumidores e sobre a importância comprovada de que, quanto melhor seja a reputação digital e o desempenho de uma marca no serviço de atenção ao cliente, melhores resultados obterá junto dos mesmos.
Há muito por detrás do sucesso ou insucesso de uma marca, mas sem dúvida de que a relação marca-consumidor tem um impacto real no seu desempenho. As marcas não vivem sem os consumidores e os consumidores procuram obter o melhor serviço das marcas. É este o equilíbrio que gera identificação e origina Marcas Recomendadas por consumidores satisfeitos.